O universo da cores é gigante e incrível, é uma mistura de sentimentos, ciência e estudos!
Neste artigo explicamos-lhe como combinar e escolher cores de forma fácil.
A cor
Sabia que a cor varia consoante de quem a vê?
Sim é verdade! A cor é a “impressão que a luz reflectida pelos corpos produz no órgão da vista“, querendo isto dizer, que a mesma cor pode ser vista de diversas formas devido à retina do olho, que é a parte do corpo humano responsável pela criação de imagens.
No mundo das tintas trabalhamos segundo o processo de pigmentação ou seja, utilizamos uma base e misturamos-lhe pigmentos para formar a cor pretendida.
Dentro das cores existem três propriedades da cor:
- Tonalidade – Tonalidade ou matiz é o estado mais puro da cor, é o tom da cor
- Luminosidade – é o brilho ou claridade que a cor contém, por exemplo, quanto mais brilho mais clara fica a cor
- Saturação – a saturação é a intensidade da cor, quanto mais saturada uma cor mais intensa e viva ela será.
Combinar cores
As cores influenciam os nossos dias, transmitem sentimentos e quando iluminadas transmitem sensações diferentes!
Com as referências certas o processo de escolha das cores pode tornar-se divertido e com um twist de ousadia, as três perguntas que tem de fazer antes de combinar as cores são:
- Do que é que gosta? – os objetivos que tem para o espaço, o ambiente que quer manter no espaço;
- Qual é a sua cor favorita? – pode ser o ponto de partida para a escolha das outras cores;
- De que cor são os seus móveis? – esta questão é fundamental pois se não quiser reformular os móveis, provavelmente, a cor dos móveis será o ponto de partida.
Circulo cromático
Já ouviu falar no círculo cromático?
O círculo cromático é a representação simplificada das cores que os olhos humanos veem, composto na grande maioria por 12 cores. O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada por profissionais de arquitetura e design, pois, é o guia para escolher de forma certa a combinação de uma ou mais cores.
Vamos passar à prática!
As principais combinações cromáticas são:
- Tríades – cores equidistantes no circulo cromático, criando contrastes harmoniosos, mais indicado para quem quer combinar três cores de elevado contraste
- Análogas – cores que se encontram lado a lado no círculo, ideal para combinar duas cores aproximadas.
- Monocromáticas – cores com a mesma tonalidade, o que varia é a luminosidade, para pessoas que pretendem variar apenas a luz da cor;
- Complementares – as cores complementares são as cores opostas no círculo cromático, por exemplo, a cor oposta do amarelo é o roxo, para pessoas com vontade de arriscar e misturar duas cores com elevado contraste.
O ponto de partida é sempre o mesmo, escolher uma cor que gosta e que corresponde ao objetivo que pretende dar ao espaço e depois escolher as restantes cores segundo as combinações do círculo cromático apresentadas acima.
Arrisque, sem medos!
Já sabe como combinar as cores? Se sim, subscreva aqui a nossa newsletter para receber dicas e sugestões como esta.
Se necessitar de informações adicionais contacte-nos através do 244 723 495 (chamada para rede fixa nacional) ou através do e-mail [email protected]