Existe cada vez mais informação disponível no mercado o que torna tudo possível de sermos nós a fazer, tais como pintar, mas o que nunca ninguém lhe disse é que existe todo um mundo de conhecimento por trás de uma parede pintada.
Confira os 5 erros que podem prejudicar o seu trabalho na hora pintura
1 – Confundir desengordurar com limpar
Um erro muito frequente no mundo da pintura é confundir desengordurar com limpar, estes dois conceitos são diferentes apesar de um poder ou não fazer parte do processo do outro e este erro pode arruinar o seu projeto de pintura.
Um passo obrigatório quando se vai pintar é limpar a superfície onde vai ser aplicada a tinta e limpar pode ser com Lixivia de Pinho, ou outro produto, mas também pode ser necessário desengordurar caso as superfícies apresentem sinais de gordura, muito comum em cozinhas e neste cado já terá de ser utilizado um produto desengordurante pois a superfície ao conter gordura não “agarra” o produto o que irá arruinar o seu projeto.
Como pode ver, são dois passos distintos mas limpeza das superfícies é sempre obrigatória mesmo depois de desengordurar.
2 – Não utilizar o produto indicado
Um equívoco muito frequente na área da pintura é pensar que todas as tintas dão para tudo e isso não é verdade.
Existem centenas de tintas e acredite que todas elas são diferentes e adaptadas para cada necessidade, daí ser importante saber exatamente a superfície que vai pintar e referir todos os problemas e finalidades que a superfície tem. Por exemplo, quer pintar uma parede, se for do quarto e esta tiver fungos pode utilizar Descontaminante, Aqua Primer e VinylClean mas se for uma parede do quarto sem fungos ou qualquer outro problema já poderá só utilizar VinylSoft.
Na hora de comprar a tinta é de extrema importância dizer tudo acerca da superfície da parede para garantir o sucesso do seu projeto.
3 – Não testar antes de pintar
Este lapso já não é tão frequente como os anteriores mas também acontece.
Antes de comprar a quantidade que necessita para pintar tudo, compre apenas 1 litro da cor para testar no espaço onde vai ser aplicada. As cores têm tendência a alterar consoante o ambiente onde são aplicadas devido a diferenças de luz e amplitude do espaço, a cor pode parecer mais ou menos intensa, daí ser de extrema importância testar antes de pintar.
4 – Escolher os acessórios errados
Escolher os acessórios certos é fundamental para uma pintura perfeita, se escolher um rolo para materiais à base de água e utilizar num produto à base de solvente o acabamento ao vai ser o desejado.
Cada acabamento e material tem um acessório aconselhado, sendo que alguns podem ser mais versáteis que outros.
Na hora de escolher peça sempre ajuda a um profissional para garantir que a sua pintura fica com o acabamento desejado.
5 – Pintar com tintas mate sem primário sobre tintas acetinadas
A tendência nos últimos anos é o acabamento mate em quase todas as superfícies, mas é preciso ter cuidado para não cometer o 5º erro que poderá comprometer toda a pintura.
Quando repintar uma superfície é necessário perceber qual é o acabamento que a mesma tem, pois se quiser dar uma tinta mate em cima de uma tinta acetinada é obrigatório a utilização de primário devido à diferença de brilho no acabamento, caso não o faça poderá comprometer todo o projeto.
A pintura tem muitos quês, mas ao evitar estes 5 grandes erros já está a caminho de um projeto de sucesso.
Nas nossas lojas terá todo o aconselhamento necessário para concretizar a sua pintura de sonho
Caso necessite de algum esclarecimento adicional também nos poderá contactar através do 244 723 495 (chamada para rede fixa nacional) ou através do e-mail [email protected]