Junho 2021

Boina de polimento – Qual devo utilizar

É pintor de repintura automóvel? Está a começar na área e não sabe qual a boina que deve escolher para o polimento da pintura?

Vamos dar-lhe as respostas que precisa!

Existem várias boinas de polimento, sendo que cada uma tem um papel muito importante para o processo de polimento e estas irão influenciar o seu trabalho.

Comecemos por identificar quais são os dois tipos diferentes de boinas, a de espuma e a de , destinadas a fases diferentes sendo que a de:

  • Espuma – é responsável por conferir brilho e corte à pintura automóvel;
  • – é mais indicada para o corte ,mas está a cair em desuso;

Neste artigo vamos falar das boinas de espuma, e dentro das boinas de espuma há dois tipos, as rotativas e as antihologramas, como pode observar na imagem abaixo.

Existe duas grandes diferença entre estes dois tipos de boinas, uma visual tem a haver com o design, e a forma como as boinas se movimentam, mas ambas as diferenças estão relacionadas, ou seja, o design foi desenvolvido a pensar na forma como estas se movimentam para que exista um desgaste generalizado e não apenas numa zona da boina.

A boina rotativa gira apenas sobre um eixo, e a antihologramas roda sobre um eixo orbital e aleatório, daí a sua forma ser cónica.

Gráfico que representa a cor da boina por grau de brilho e corte

Existe mais dois fatores que influenciam a escolha da boina correta, a capacidade de corte e o brilho. A Rupes utiliza um sistema de cores para que seja mais fácil de identificar estas caraterísticas, como pode observar no gráfico ao lado.

A azul é a boina com mais capacidade de corte, conseguindo remover defeitos leves a graves. Normalmente é utilizada na primeira etapa do processo de polimento de repintura automóvel.

A verde, é de corte e brilho médio, tendo a capacidade de dissipar o calor o que permite manter a sua capacidade de corte. Esta boina é utilizada no segundo passo do polimento de repintura automóvel.

Por último a amarela, é uma boina fina, é a mais versátil, conferindo um acabamento de alto brilho mas também permite um acabamento superior em correções rápidas.

Conseguimos ajudá-lo a escolher a boina certa? Se sim, subscreva aqui a nossa newsletter para receber dicas e sugestões como esta.

Se necessitar de informações adicionais contacte-nos através do 244 723 495 ou através do e-mail [email protected]

Outros artigos
Julho 2021

Sistema Cin-K

O Sistema Cin-K é um sistema de isolamento térmico pelo exterior (ETIC'S), este sistema de...
Saber +
Julho 2021

Betão – o inacabado virou tendência

A tendência mais marcante do momento, é o betão, este elemento que anteriormente apenas era...
Saber +