Já alguma vez pensou quão antigas são as tintas? Hoje contamos-lhe tudo acerca da história da tinta.
História
As tintas já são parte da história da cultura mundial, já existem desde o tempo das cavernas ou seja há mais de 2.5 milhões de anos. Apareceram de forma natural sem a necessidade de embelezar ou proteger as cavernas, apenas tinham o objetivo de relatar vivências e transpor sentimentos. Nesta altura, os principais componentes da tinta eram gordura animal, óxido de ferro ou ocre.
Ao longo dos anos a tinta foi sofrendo várias alterações passando pelos:
- Egípcios;
- Indígenas;
- Chineses;
- e muitos mais.
O marco fulcral na história da tinta foi na Revolução Industrial ente os anos de 1760 e 1840, onde foi inventada a tinta sintética. Estas datas, foram cruciais para história da tinta, entre elas começou a ser produzida tinta em larga escala, ganhando assim a atenção do mundo e a perceção do potencial da tinta.
A partir deste momento, a ciência começou a trabalhar em prol do desenvolvimento da tinta para encontrar soluções ideias de revestimento.
Até ao momento, a tinta tem sofrido diversas alterações até chegar ás fórmulas que existem na atualidade, com baixos índices de COV’s, ou seja, mais amigos do ambiente e da nossa saúde.
As tintas não só dão cor à nossa vida como têm inúmeras funções tais como embelezamento, proteção e outras propriedades.
Olhe à sua volta, e agora observe quantos objetos ou substratos não estão pintados, sabe o que isso significa?
A tinta está na maioria de objetos e substratos do nosso quotidiano, tornando-se quase que imprescindível devido à elevada resistência e durabilidade que confere aos materiais onde é aplicada, poupando assim recursos financeiros e naturais.
A tinta é muito para além de tinta!